Dez coisas que não podem ser esquecidas quando você vai sair com o carro

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Dicas de revisão

Ao contrário do que muitos imaginam, a manutenção de um automóvel não é um bicho de sete cabeças. Você mesmo, com um certo conhecimento, pode avaliar os

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Além da carteira de habilitação e do documento do carro, é importante checar alguns itens para evitar problemas e até multas por mau funcionamento de sistemas obrigatórios.

O brasileiro tem o péssimo hábito de acreditar que para andar de carro basta abastecer o tanque, virar a chave e seguir caminho. Mas nós sabemos que não é bem assim. Além de cuidar do bom funcionamento do veículo, para evitar transtornos em situações inesperadas, é importante garantir a própria segurança e a de terceiros, observando detalhes que não podem ser esquecidos. A calibragem dos pneus, a regulagem dos faróis, lâmpadas queimadas e os documentos pessoais e do carro são coisas que, se ignoradas, podem resultar em transtornos desnecessários. Confira 10 itens que não podem ser esquecidos.

1 – NÍVEL DO ÓLEO São poucas as pessoas que se preocupam com o nível do óleo do motor. A maioria deixa para fazer a averiguação na revisão (quando faz!) ou quando vai abastecer e o gentil frentista do posto se oferece para verificar. Mas muitas vezes a pressa faz com que a pessoa dispense a gentileza e siga sem saber como anda o nível de óleo do motor. Fato é que, se estiver abaixo do mínimo, o pouco volume do lubrificante vai comprometer o funcionamento do propulsor, gerando superaquecimento, maior atrito entre as partes móveis e levando-o a fundir. Por isso, não vale a pena correr esse risco, que vai acarretar em grande prejuízo. Se você não quer sujar as mãos na vareta de óleo, peça o frentista para verificar toda vez que for abastecer, pois um simples vazamento imperceptível pode resultar na baixa do nível de óleo. E não se esqueça do período de troca do lubrificante, que pode variar de 5 mil a 10 mil quilômetros, ou seis meses, dependendo da condição de uso do carro e do tipo de óleo (mineral, semi-sintético e sintético).

2 – CALIBRAGEM DOS PNEUS Os pneus são os responsáveis pelo contato do carro com o solo, por isso devem ser tratados com muito cuidado. E a conferência da calibragem é ação obrigatória para garantir a segurança do carro e prolongar a durabilidade dos pneus. Quando rodam muito vazios, os pneus sofrem desgaste irregular e ficam com a estrutura comprometida, além de ficarem mais vulneráveis a cortes quando passam por buracos. O ideal é conferir a calibragem uma vez por semana ou no máximo a cada 10 dias, seguindo sempre os dados de pressão fornecidos pelo fabricante. E lembre-se que o estepe existe e também deve ser calibrado, de preferência com duas libras a mais. É importante saber que os pneus não devem ter sulcos com menos de 1,6mm de profundidade, pois, dessa forma, entram na categoria dos “carecas”. E, além de comprometer a segurança, pneu careca em uma blitz pode ser sinônimo de problema.

 

Para saber mais acesse: estadodeminas.vrum.com.br